Carrinho de compras
Loading

Gestão Criativa para Soluções Inovadoras

Você acha difícil ter novas ideias ou fica preso na mesma linha de pensamento repetidamente?


Talvez o problema não seja que você não seja criativo – você pode apenas não estar usando os métodos adequados (para você) para fazer brainstorming e idealizar.


Criatividade e ferramentas de inovação bem-sucedidas podem ajudá-lo a resolver até mesmo os problemas mais difíceis. Ao mudar a forma como você pensa sobre a resolução de problemas, você pode reinventar sua estrutura e gerar mais soluções.


Neste breve artigo, discutiremos o que significa praticar a criatividade e a gestão da inovação, bem como métodos que você pode usar para inspirar ideias originais afim de superar quaisquer obstáculos que possa (e com certeza vai) encontrar.



O que é gestão da criatividade e inovação?


Simplificando, a gestão da criatividade e da inovação é o ato de equilibrar a criatividade e a inovação no seu local de trabalho.


Alimentar o pensamento criativo pode ser uma tarefa difícil, especialmente em um ambiente de trabalho. A criatividade nem sempre surge naturalmente e não é incomum que a equipe às vezes se sinta estagnada, especialmente quando há prazos se aproximando e fatores de estresse adicionais. Ideação de soluções 一 outro termo para apresentar novas ideias e soluções 一 e gerenciar a criatividade podem ser tarefas difíceis.


É aí que entra a gestão da inovação. Usando ferramentas projetadas para ajudar a fomentar a criatividade e incentivar ideias inovadoras, as melhores técnicas de gestão da inovação podem ajudá-lo a resolver problemas, incluindo aqueles que você vem adiando há muito tempo.


Uma breve definição de conceitos sobre criatividade e inovação: podem parecer a mesma coisa, mas há uma diferença significativa entre os dois devido ao seu foco. A criatividade é normalmente centrada no pensamento e no conhecimento originais, que libertam o potencial e são parte integrante da geração de ideias. A inovação, por outro lado, é usada para transformar a ideia criativa que você teve em uma solução viável. De mãos dadas, são formas poderosas de perturbar, adaptar, e de criar a próxima grande ideia, que é cada vez mais importante no mundo em constante mudança de hoje.



Como faço para debater ideias criativas?


Se você deseja encorajar novas ideias em sua equipe, tente estes métodos para começar:

Ideação rápida: todos em um grupo anotam tantas ideias quanto possível dentro de um limite de tempo definido. Os brainstormers não serão capazes de se autocensurar tão facilmente com o elemento velocidade. Nenhuma dessas ideias precisa ser concretizada ou pensada - até mesmo fragmentos são adequados. Gerar ideias que a princípio podem parecer “ruins” podem na verdade abrir a porta para as ideias verdadeiramente boas. Isso pode ser feito para que todos entrem no ritmo altamente produtivo, também conhecido como “flow”.


Faça brainstorming usando diferentes meios e configurações: algumas pessoas acham que podem fazer brainstorming melhor quando estão em post-its coloridos, e outras acham que podem expressar melhor suas ideias com um quadro branco e um punhado de marcadores de quadro branco. O ideal no fim das contas é saber que não tem certo ou errado, que o ideal é incentivar o processo criativo coletivamente em diferentes ambientes, utilizando diversas ferramentas. Faça brainstorming individualmente e em grupo. Aprenda técnicas práticas de brainstorming como “mind map”, análise “SWOT” (dentre tantas outras) e descubra o que funciona melhor para sua equipe.


Simulação de personalidade: escolha uma pessoa ultra bem sucedida que você admira e pense como ela resolveria o problema que você está enfrentando. Ao fazer isso, você com certeza vai abordar seu problema de uma perspectiva diferente.


Starbursting: Identifique quem, o quê, quando, onde e por que em relação ao problema. Ao compreender o problema por dentro e por fora, você terá mais facilidade para encontrar uma solução para ele.



Como criar um processo de inovação


Então sua equipe tem um monte de ideias novas, o que vem a seguir? Existem algumas etapas que você pode seguir para construir um bom método de resolução de problemas e se tornar um mestre da criatividade. A seguir está um exemplo de um processo de inovação passo a passo.


  1. Encontre algo que precisa de uma solução.
  2. Defina corretamente o “problema” (seja detalhista).
  3. Escolha uma atividade de brainstorming para despertar sua criatividade.
  4. Reúna material relevante e trabalhe nele, considerando diferentes soluções e abordagens que você pode adotar para resolver o problema.
  5. Discuta sua ideia com seus colegas de equipe para avaliar a viabilidade.
  6. Afaste-se da situação antes de retornar a ela.
  7. Comece a implementar sua ideia.


Este é apenas um exemplo de processo de criatividade e inovação. Pratique com sua equipe para ver o que impulsiona a inovação para você. Você pode ajustar o processo, inserindo etapas diferentes ou projetando um processo diferente que funcione melhor. O design thinking, o processo de solução baseado em experimentação, pode funcionar para você e sua empresa. Com o tempo você poderá começar a concretizar sua ideia de forma rápida e eficiente.



A inovação começa com a criatividade?


Naturalmente, a inovação não pode acontecer sem criatividade.


Somente com ideias criativas é possível realmente inovar e implementar soluções que funcionem. Criar inovação criativa é uma questão de encontrar ativamente essa inspiração. Depois que você conseguir começar a encontrar soluções criativas para o seu problema, muitos descobrirão que essa habilidade rapidamente se presta a diversas funções como a de liderança, com facilidade.


Devido à forma como o empreendedorismo está ligado à criatividade e à gestão da inovação, um grande número de pessoas que praticam o design thinking tornam-se empreendedores. Muitos dos nossos clientes descobrem que há uma transição natural entre ele e o empreendedorismo.


Design Thinking costuma ensinar como construir uma prática criativa e aumentar sua criatividade por meio de ideação, empatia, prototipagem e busca de inspiração. Logicamente, o que se segue é o empreendedorismo, que ensina os alunos a liderar utilizando essas inovações e equipes colaborativas. 


A capacidade de pensar, criar e implementar soluções criativas requer prática. O aprimoramento do potencial criativo em seu desenvolvimento de inovação organizacional pode ser conduzido por meio de processos de implementação. A criatividade pode, de fato, estimular a inovação e a inovação pode, por sua vez, motivar o empreendedorismo (e geralmente o faz).