Por que a inovação de produto pode ser a coisa menos importante que você pode fazer
As inovações mais disruptivas
costumam vir de outros lugares
Sempre que falo sobre inovação, uma das empresas que indico é a Apple. É claro que alguns argumentariam que a Apple não é tão inovadora atualmente. Mas quase todo mundo reconhece que a Apple produziu muitos produtos inovadores - especialmente o iPod, o iPad e o iPhone - no passado.
Mas quando se trata do tema inovação, a criação de produtos é apenas uma forma de inovação - e talvez nem seja a mais interessante. Deixe-me apontar cinco áreas diferentes em que algumas empresas de grande sucesso inovaram de maneiras que vão além dos produtos. Na busca de sua melhor oferta para o mercado, vale a pena considerar todas essas áreas.
- Experiência do cliente
Criar um senso de intimidade exclusiva com o cliente, em que você projeta um ambiente de trabalho que pode ser usado para a criação de um produto.
A experiência que você oferece ao seu cliente, que ninguém mais pode igualar, é uma forma poderosa de inovação. O exemplo clássico aqui é a Disney. Além de apenas criar hotéis e parques temáticos interessantes, a Disney gera "momentos mágicos" e experiências - esses Momentos Mágicos
- que nenhum outro parque temático pode igualar.
Não se trata tanto da tecnologia por trás das atrações quanto da sensação de estar em um lugar especial com sua família e amigos. Você simplesmente não tem a mesma experiência em nenhum outro parque temático.
- Super Serviço
É difícil competir no mundo por serviços financeiros e é muito difícil oferecer consultoria e, principalmente, diferenciar-se de todas as outras empresas existentes. Tem uma empresa que inovou na forma como atende seus clientes, oferecendo um serviço de concierge. Eles literalmente fazem praticamente tudo o que os clientes precisam - desde passear com o cachorro até reservar um carro, um jatinho particular ou férias em um safári, até o pagamento de impostos, além de administrar o dinheiro. Sei que eles tinham até um psicólogo na equipe para ajudar a aconselhar as famílias dos clientes sobre questões relacionadas à riqueza. A questão é que eles têm inovado ao criar um conjunto de serviços além de seu negócio principal de gestão de patrimônio que os ajuda a conquistar novos clientes todos os dias.
- Financiamento
Quando pensamos no mundo do software, podemos pensar que a inovação está ligada apenas à introdução de novos recursos. Mas uma das maiores inovações em software foi quando as empresas deixaram de cobrar dos clientes uma taxa inicial pelo software e, em seguida, taxas de suporte para atualizações, para migrar para o modelo de recorrência que conhecemos como software como serviço, ou SaaS (software as a service), ou seja, foi então substituído por uma taxa inicial de software e cobranças subsequentes de suporte para atualizações. Agora, as empresas normalmente pagam uma taxa mensal renovável para acessar seu software on-line, o que torna seus negócios muito previsíveis e lucrativos. Não é de surpreender que o mercado atualmente valoriza muito as empresas de SaaS por causa disso. Novamente, esse é um exemplo de inovação que não envolveu um produto. Em vez disso, envolveu a forma como as empresas criaram uma maneira totalmente nova de financiá-lo.
- Talento
Todos nós já ouvimos falar da Guerra por Talentos que está ocorrendo atualmente, resultante das taxas de desemprego historicamente baixas. Isso forçou as empresas a realmente encontrar maneiras criativas de recrutar e reter os melhores funcionários.
Temos por exemplos o case de uma varejista online. Na verdade, eles têm muitas inovações quando se trata de atrair ótimos funcionários, desde trazer seu cachorro para o trabalho até escritórios atraentes e políticas de férias. Para se adequar à sua cultura, eles procuram um tipo específico de funcionário: alguém que seja divertido, envolvente e voltado para o serviço. Mas, às vezes, as pessoas que não se encaixam bem nesse modelo escapam e são contratadas quando provavelmente não deveriam ter sido.
Então, o que eles fazem? Eles oferecem a qualquer funcionário 2.000 dólares após o primeiro mês no emprego para pedir demissão. Embora isso possa parecer contra intuitivo - eles estão pagando para sair? - a questão é que eles realmente eliminam as “maçãs podres” de sua cultura. Se alguém sabe que não se encaixa, aceita o dinheiro e vai embora - o que, na verdade, faz com que eles economizem dinheiro a longo prazo, pois quase todos os seus talentos são perfeitamente adequados à cultura.
5. Talento
Essa é talvez a área mais poderosa em que uma empresa pode inovar.
Um excelente exemplo é a Netflix, que, na verdade, empregou três inovações diferentes em seu modelo de negócios em sua vida até o momento.
A primeira foi a mudança do modelo tradicional de uma loja física de alugar fitas e DVDs para começar a oferecer aluguel de DVDs on-line sem taxas de atraso, uma inovação que basicamente eliminou sua (na época) grande rival, a Blockbuster.
Sua próxima inovação foi passar dos DVDs para a oferta de streaming on-line, algo em que estavam à frente de quase todos os outros.
A terceira inovação que a Netflix empregou foi quando se tornou seu próprio estúdio de cinema, criando seus próprios conjuntos de conteúdo, como programas como House of Cards.
Essas mudanças mostram como a Netflix está disposta a destruir seu próprio modelo de negócios para inovar e ficar à frente de seus concorrentes. Estou confiante de que a Netflix pode já estar trabalhando em sua próxima iteração de como inovará seu modelo de negócios para continuar pressionando sua liderança.
Alguém quer filmes de realidade virtual?
No que diz respeito à sua empresa, como você está inovando de maneiras que vão além dos produtos? Para ser franco, se você não puder me dizer que sua empresa está empregando uma ou mais das cinco abordagens que descrevi acima, então provavelmente não tem uma empresa que possa crescer rápido o suficiente para atingir todo o seu potencial, e cuidado, os melhores concorrentes com certeza estão.
Comentários ()