Cada jornada começa com um primeiro passo!
Aqui estou eu, refletindo sobre esta minha nova jornada. Colocar meu trabalho online tem sido um verdadeiro desafio. Recebi o chamado para estar online em 2017, mas naquela época, a simples ideia de aparecer online de qualquer forma me assustava. Levei dois anos até começar a fazer vídeos em um grupo do Facebook, sempre com a sensação de que estava fazendo algo errado. Aos poucos, comecei a perceber que havia algo que não estava funcionando, porque, se conseguia uma coisa, outra deixava de funcionar. Portanto, se agora finalmente parece que consegui colocar meus serviços online conforme pretendia, isso não aconteceu sem muito trabalho para identificar onde estava o problema.
Daí vem a ideia de deixar as coisas fluírem, algo que sempre achei muito simpático, mas pouco funcional. Se me deixo levar, acabo por não conseguir nada. Embora possa conter muita água, machuca-me bater contra pedras. Evitar obstáculos não parece fazer parte do "Deixar fluir".
Deixar fluir faz parte daquelas coisas que são muito boas e corretas em situações particulares, mas que não servem para nada em outras situações. Em qualquer situação de aprendizagem, costumo encontrar obstáculos que me prendem ou que me bloqueiam. Se simplesmente fico parada, sem fazer nada, esperando que desapareçam, isso não costuma me dar bons resultados.
Claro, é bom observar o que está sendo o problema para encontrar soluções melhores, sem gastar energias desnecessariamente, mas isso não me parece ser igual a deixar fluir.
Mas o primeiro passo costuma de fato ser uma observação daquilo que se passa em nossa vida, por dentro e por fora.
Comentários ()