Carrinho de compras
Loading

DEA


Começe Agora

Gratuito

R$0

DEA - Desfibrilador Externo Automático

De acordo com o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, só no primeiro trimestre de 2020, mais de 91.000 pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares, entre elas também estão as paradas cardiorrespiratórias (PCR) e as arritmias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que esses casos somem cerca de 17,5 milhões de mortes ao ano no mundo.

Uma forma de diminuir essa triste estatística é contar com um DEA por perto, ainda que sejam em lugares que não precisem cumprir a legislação sobre desfibriladores. Ou seja, é totalmente possível, e bastante indicado, ter esse equipamento no seu condomínio e/ou na empresa onde trabalha, por exemplo. 

A principal função do DEA é fazer com que o coração da vítima volte ao ritmo normal em caso de arritmias cardíacas malignas que ele identificar. Para isso, ele dispara choques controlados em seu peito para que, dessa forma, o órgão retome suas atividades.

Intuitivo e fácil de operar, o desfibrilador externo automático tem, entre suas diversas vantagens, a de poder ser manuseado por leigos, ou seja, não é exclusivo para manuseio por profissionais da área de saúde. 

Isso é possível porque seus comandos de voz e de texto dão o direcionamento adequado em cada etapa e colaboram para que leigos também usem o aparelho com segurança.

No entanto, vale informar que pessoas que possuem curso de Suporte Básico de Vida (BLS) ou Suporte Avançado de Vida (ACLS) são capazes de prestar um atendimento ainda melhor por saberem também executar outras manobras além do uso do DEA, como as manobras de RCP, por exemplo.

O que você vai aprender: